quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

CONSTATAÇÃO

Só há muito pouco tempo (quando estava a tratar dos menús para as refeições do Natal) me apercebi que quase não consumo carne.
Não foi um desejo, nem uma promessa, nem sequer conselho médico embora muitas vezes me fosse dito para evitar carnes vermelhas. Mas não foi nada disso e sinceramente nem sei como aconteceu. Só sei que foi muito lentamente e que nem dei por isso. Não me tornei vegetariana, continuo a comer carne (sem culpas nem remorsos), apenas foi uma coisa que deixou de ser diária, depois semanal e até pode chegar a ser mensal. 
Como foi muito lentamente e quase inconsciente não sei dizer se o meu organismo beneficiou ou não com esta alteração na minha alimentação. 
Passei a comer muitas sopas de legumes, se tenho sopa acabadinha de fazer sou menina para lanchar um prato de sopa, principalmente agora que é Inverno.
Agora que tomei consciência deste quase não consumo de carnes, vou manter o que tenho feito até agora.
A carne não será abolida totalmente da minha alimentação. Sempre que me apetecer uma canja, um frango assado ou até mesmo uma feijoada não hesitarei em comer até porque se há coisas que não gosto é de radicalismos.
Portanto isto não é uma promessa de ano novo. Apenas uma coisa a manter.
E se há algumas coisas a mudar ou a acrescentar na minha vida, gostava que fossem assim, devagarinho, sem pressões e quase sem dar por isso. E depois chega o dia que nos apercebemos que houve uma mudança e que não custou nada.

5 comentários:

Lete disse...

Acho que fazes muito bem, Montana. Também não sou de radicalismos, mas há muitos anos que tenho cuidados com a alimentação. Desde sempre, ou seja, desde que saí da casa dos meus pais. :)
A sopa é o meu prato favorito, e à noite não a dispenso. Adoro! Só como carne ou peixe uma vez por dia e tal como tu a pouco e pouco fui-me desabituando da carne, porque prefiro o peixe. Se não cuidarmos de nós, quem cuidará?
Beijinhos, querida, um ano novo cheio de saúde, é só o que peço. :)

Liliane de Paula disse...

Se eu pudesse não comeria carne, só pelo falo de lembrar que animais são mortos.
E quando falo de carne é no geral, incluindo carne de peixe, etc, etc.
Tudo que precisa morrer para eu comer.
Mas ainda não deixei.

Isa Sá disse...

Eu tento comer um dia carne e outro peixe....

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Os olhares da Gracinha! disse...

Eu dispenso a carne e a maioria dos dias não lhe toco!!! Bj

O meu pensamento viaja disse...

Que maravilha, amiga. Também tenho reduzido, sem radicalismos, a ingestão de carne. Quanto à sopinha, comemos muita, muita.
Respondendo à tua pergunta, a resposta é sim! Comprei o casco com que passeei à beira mar no dia do banho santo. Foi prenda do marido. Acho que foi o último. Não preciso de mais. Mas este teve um preço convidativo e é prático e desportivo como eu gosto.
Bom fim de semana.
Beijinhos