quinta-feira, 7 de maio de 2020

ESTES DIAS

Quem pensou que com isto do isolamento ia ter tempo para fazer tudo e mais alguma coisa em casa enganou-se e muito, principalmente se os crescidos estiverem a trabalhar a partir de casa e houverem crianças em idade escolar.
Tudo se tornou mais complicado. As famílias ficam juntas durante 24 horas o que às vezes provoca stresses. É preciso tratar dos almoços e dos jantares, programar idas ao supermercado, tratar das roupas e da limpeza da casa. A maior parte das pessoas que tinha ajuda doméstica abdicou dessa ajuda (pelo menos até ver) o que ainda veio complicar mais a organização doméstica.
Depois as crianças mais novas precisam mesmo que alguém as ajude nos estudos. São muitos trabalhos, muitas "mariquices" que só servem para perder tempo e pouco de útil trazem à criança.
Claro que os professores não têm culpa, mas na verdade este ensino em minha opinião não é mau, é péssimo. Os miúdos não praticam o que devia ser feito nos primeiros anos de aprendizagem.  Temos miúdos que dão muitos erros ortográficos, quase que não sabem fazer contas e até em copiar têm dificuldade. 
Resultado: adultos e crianças chegam ao fim do dia cansados, saturados e aborrecidos.
A essa hora é a hora do banho e cada um fazer o que lhe apetece.
A cabeça está cansada e não apetece leituras.
O corpo está cansado e na cozinha faz-se apenas o indispensável.
Televisão só se for uma coisa muito levezinha e que não canse.
E depois é ir para a cama para no dia seguinte volta à mesma rotina.
Não é fácil e ninguém está feliz.  Mas muito agradecidos por haver saúde e trabalho .

6 comentários:

Lete disse...

Tal e qual, Montana. Se soubesses a carrada de burocracia em que estou metida! O que vale é que fujo a tudo o que sobrecarregue os enc. de educação dos meus alunos, porque sei que a maior parte do tempo é tempo perdido. As crianças não aprendem à distância, os pais não são professores e os professores não são máquinas burocráticas insensíveis... tudo isto me preocupa e entristece. Vejo-me muitas vezes entre a espada e a parede, a tentar fazer o que a Direção me obriga, sem me sobrecarregar inutilmente e sem "massacrar" os pais. Dias difíceis, nunca imaginei! No fim do dia, devia pensar: tens saúde, tu e os teus, não te queixes.
Um coisa é certa, quando a escola voltar à normalidade, vamos todos perceber (quem ainda não o percebeu) que este "stress", esta pressão, este desassossego e esta trabalheira, para os professores, para os alunos e para os pais foi mesmo em vão...:(

" R y k @ r d o " disse...

E o aumento da violência doméstica?
E o aumento de casos de divórcio?

Aguaremos serenamente.
.
Cumprimentos poéticos
Proteja-se

O meu pensamento viaja disse...

É mesmo assim, Montana! São tempos muito difíceis para as famílias, para as crianças e para os professores. Acho que deveria haver bom senso e amenizar as tarefas. Pensa nos pais que se encontram em teletrabalho ! Tarefa impossível. Espero que continues bem.
Beijinhos

Os olhares da Gracinha! disse...

Tempos muitos difíceis!
Na reforma e a viver na aldeia... têm sido dias quase normais mas a distância dos filhos perturba meu coração!
Bom fim_de_semana 🙏

Isa Sá disse...

Tempos difíceis estes!

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

Liliane de Paula disse...

Esse isolamento é novo para todo mundo, Montana.
Não houve tempo para se preparar para se viver do jeito que estamos vivendo.
Mas a gente tem que ter um mínimo de paciência para não perturbar a vida um dos outros.
Se eu fosse você já teria voltado para Quarteira.
O melhor lugar do mundo é a nossa casa.
Bjs,