quinta-feira, 3 de outubro de 2019

EU E A COMIDA

Durante anos tive peso a mais. Não era propriamente gorda mas de tempos a tempos tinha de fazer dieta para não aumentar de peso.  A verdade é que gostava da boa comida.
Depois veio a diabetes e tudo mudou. Emagreci imenso e no fundo comecei a ter medo da comida. 
Voltei a aumentar de peso mas nunca ultrapassei o peso considerado normal. 
Mas comecei a ter uma relação difícil com a comida. Ir a um restaurante e colocarem-me um prato à minha frente cheio de comida afligia-me de tal modo que já não voltava a esse restaurante. Nas férias faço comida para a família mas fico tão stressada que depois em vez de fazer uma refeição normal com a família acabava por almoçar/jantar um iogurte/gelatina/maçã com a desculpa que a comida confeccionada me fazia mal à diabetes. Hidratos de carbono praticamente desapareceram da minha alimentação. Este verão voltei a emagrecer e a médica que me segue marcou-me consulta com o nutricionista. 
Agora a ordem é ingerir 45g de hidratos de carbono por 6 refeições ao longo do dia. Não é fácil, sendo que o pequeno almoço é o pior. Estou a fazer o meu melhor e estou a comer muito mais hidratos de carbono mas ainda não atingi a dose recomendada.  Espero chegar lá. Mas é tudo muito complicado. 

6 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Deve ser muito difícil conviver com essas restrições. Não admira que tenhas desenvolvido essa relação complicada com a alimentação. Não deves prescindir de orientação profissional porque com a saúde não se brinca. Cuida-te, amiga. Beijinhos

Os olhares da Gracinha! disse...

Uns com problemas de engorda e outros querendo engordar!
Muita força e sucesso!!! Bj

Lete disse...

Montana, a diabetes é uma doença muito complicada, imagino que faça sofrer que a tem. Compreendo essa relação "ingrata" que tens com a comida, mas é claro que vais conseguir superar esse "trauma". Continuação de força, a saúde acima de tudo!
Beijinho, bom fim de semana, amiga.

Dora (Blog Desabafos de Mãe) disse...

Em prol da saúde desejo foco e determinação, tudo se consegue com força de vontade, coragem!! Bjs

Liliane de Paula disse...

Eu prefiro cozinhar do que comer.
Não sou exigente com comidas.
Não tenho (ainda) problema que me impeça de comer qualquer coisa.
E gosto de quase tudo.
Mas, doces e bolos não gostamos.
Boa sorte na nova orientação alimentar.
Bjs,

Isa Sá disse...

Não deve ser fácil mesmo.

Isabel Sá  
Brilhos da Moda