domingo, 27 de maio de 2018

BOCAS DE PEIXE/SAPO

Eu chamo-lhes bocas de peixe mas há quem as conheça por bocas de sapo.
São umas flores muito simples e com um cheiro muito bom e fazem-me lembrar a minha infância e o Porto Santo. A minha Mãe tinha no nosso desorganizado jardim estas flores, as tias tinham no seu cuidado jardim estas flores.
Há anos comprei no mercado local 2 vasos destas plantas. O de cima e mais um outro cujas flores são de um cor de rosa vivo. Todos os anos florescem. Depois as flores murcham, secam e ficam dois vasos escondidos no meio dos outros à espera da próxima Primavera. 
E todos os anos a mesma dúvida, será que deveria passar estas plantinhas para um vaso maior? Parece-me que com mais espaço se desenvolveriam melhor. E qual seria a época certa para esta mudança? Quando estão a florir ou quando já estão secas? 
Amigas entendidas em flores, digam-me como fazer.
As lembranças que eu tenho das da minha casa de menina era que a minha Mãe não lhes fazia nada.  Simplesmente esperava. E tal como estas no tempo certo elas voltavam a florir. Cheias de força. Mas estamos a falar de plantas que não estavam em vasos e tinham muita terra à sua volta. Bastava-lhes a rega ao fim da tarde.

6 comentários:

Os olhares da Gracinha! disse...

Na sua simplicidade ... são maravilhosas!
Vou ver se encontro!!!bj

Lete disse...

Não percebo nada de plantas, Montana, mas parece-me que beneficiavam se as mudasses para um vaso maior. São muito lindas e se te trazem boas recordações, porque não experimentar? :)

O meu pensamento viaja disse...

Amiga, não conheço essas plantas, mas parece-me que só lhes fará bem mudarem para um espaço maior com terra fresca a algum adubo. Enquanto florescem não se lhes mexe. Aguarda o início do Outono para fazeres a mudança. Bom domingo. Beijinhos

Isa Sá disse...

Não sabia o nome, mas são giras.

Ba semana!

Isabel Sá
Brilhos da Moda

O meu pensamento viaja disse...

Querida Graça, deixei aqui um comentário/conselho e não o vejo. Espreita o Spam.
Nele dizia que as plantas ganham se mudadas para um vaso com terra noa e maior, mas só no Outono quando acaba a floração.
Por aqui, Inverno total.
Beijinhos

Liliane de Paula disse...

Não sou de paparicar muito as flores. Mas coloco água, pó de café e adubo.

Não conheço essa flor.