domingo, 23 de novembro de 2014

O MAR APRISIONADO NOS TEUS OLHOS

....Porto Santo - uma ilha em que o mar de águas azuis-turquesa vem beijar a áurea praia com a maior ternura, ao mesmo tempo que o vento segreda histórias de longe.

É nesta pacata e pitoresca ilha portuguesa que, em 1936 desembarca o realizador Jorge Brum do Canto com o propósito de gravar a película "A Canção da Terra". Com ele, vinda de Lisboa, chega também a equipa de filmagem da qual faz parte o assistente de realização, Damião. Inevitavelmente, a chegada dos artistas causa burburinho entre as gentes da ilha, desacostumada a estas novidades.Entusiasmada também ficará Pelágia, uma jovem natural da ilha de origens humildes que se deixará encantar pouco a pouco por Damião. Mas será que os dois serão capazes de lidar com o facto de provirem de diferentes realidades?

Mais que um romance, O Mar Aprisionado Nos Teus Olhos é o retrato fiel de costumes e tradições do passado e simultaneamente uma declaração de amor a Porto Santo, uma das ilhas mais bonitas do território português.


Gostei muito. Foi o relembrar do que me era contado pelos meus avós/pais. 
Para os portosantenses mais velhos é o relembrar. Para os mais novos será uma maneira de ficarem a saber mais acerca das suas origens. 
Para "os de fora" é uma maneira de conhecer melhor o Porto Santo e os anos difíceis do princípio do século passado. Recomendo!

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Acho bom esse estilo de livro.
A gente fica conhecendo ou relembrando fatos.

O meu pensamento viaja disse...

Só o título, encanta!
Boa semana, querida!
beijo