terça-feira, 8 de dezembro de 2009

OFICIAL

Aberta a época de Natal cá em casa.
Árvore de Natal feita.
Decorações feitas.
Gostava de fazer uma "lapinha" como na Madeira mas não
tenho material, são precisos anos para ir juntando as peças
até conseguir ter uma lapinha bonita. Na minha familia quem
fazia uma lapinha mesmo bonita era a tia B. do lado paterno,
lembro-me das horas que ficava na sala a ver aquelas imagens,
era "a morte do porco", era "o Espirito Santo", era "a fonte dos
namorados", eu sei lá eram montes de imagens da vida do dia
a dia. A minha Mãe também gostava muito de fazer a "lapinha"
mas nunca teve imagens tão bonitas, apenas os pastores, e as ove-
lhas, as casinhas e pouco mais.
Tenho apenas um presépio muito pequenino, foi-me dado quando
eu tinha uns 5 ou 6 anos e muitos anos depois a S. achando que
era muito pouco comprou 2 pastores e os Reis Magos. Se podia
ter um presépio maior e mais bonito? Podia. Mas eu gosto é deste.
Tem-me acompanhado ao longo da vida. E agora o Menino Jesus
que era da minha Mãe. Porque na Madeira além do Presépio há
sempre um Menino Jesus. E as searinhas ao Menino Jesus que
todos os anos digo que vou fazer e nunca faço e as "cabrinhas"
que aqui não há. E pronto, com o que tenho e não tenho, já é
Natal cá em casa.

Sem comentários: