quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

PERGUNTINHA

Nos primeiros tempos de casada e durante muitos anos o jantar de Consoada consistia no bacalhau com todos, bacalhau esse que sobrava sempre muito e que no dia seguinte era utilizado na "roupa velha". Confesso que gosto muito mais da roupa velha do que propriamente do bacalhau da Consoada.
Depois cansei-me do prato, ou seja não me cansei do prato, cansei-me foi de ter as pessoas todas sentadas a bebericar enquanto a "sopeira" (eu) estava na cozinha a preparar legumes e pelar batatas a descarar ovos a levar tudo para a mesa  e sentar-me para jantar quase sem ter tempo para arranjar-me.
De verdade que  nessa noite sentia-me a "sopeira" de serviço. Cansada com esta situação resolvi esquecer o célebre "bacalhau com todos" e passei a cozinhar um bacalhau com natas, ou o bacalhau vermelho, pratos que se podem adiantar durante a tarde e depois quando chegar a hora é só colocar no forno. Para quem trata do jantar é muito menos cansativo. Durante a tarde podemos tratar de tudo, depois sobra tempo para um banho e para nos vestirmos convenientemente.  
Mas este ano apetecia-me voltar ao bacalhau típico da Consoada porque depois apetece-me no dia seguinte a roupa velha. Mas não me apetece voltar ao stress de cozinhar tudo na hora e depois sentar-me a jantar. Como disse gosto de ter tempo para um banho e pôr-me apresentável. 
Amigas que me estão a ler, vocês também têm este problema, ou têm algum truque que eu desconheço? Contem-me como fazem, please.

3 comentários:

Placa Central disse...

É por toda a gente a trabalhar! Nada melhor do que socializar e trabalhar na noite de Natal. Não pode haver gente sentada e outros a trabalhar, afinal, o Natal é solidariedade.

O meu pensamento viaja disse...

Montana querida, apresento-te a sopeira de serviço:
- Eu!

Mas não stresso! Fica tudo adiantado e 1 hora antes é só ligar o fogão.

Tem que ser bacalhau cozido, polvo e pescada, que os transmontanos não fazem por menos.
Eu petisco desejosa que me convidem para casa dos outros, mas os desgraçados, nada, que aqui come-se bem, dizem!

Por outro lado, faço questão de traje de gala e é ver-me de veludos e rendas à volta da panela!

Nascemos para sofrer, essa é que é essa!!!!
Beijinhos, flor!

Liliane de Paula disse...

Montana querida, não sei que bacalhau eh esse é nem que festa eh essa.
Mas aqui, nas festas, qualquer festa, faço tudo com antecedência.
Na hora só o forno.
E me arrumo sim.
Bacalhau só como nas casas dos outros.
Não gosto e nem sei preparar.