domingo, 2 de dezembro de 2012

A TOALHA

Hoje mostro uma toalha de linho muito antiga bordada pela minha
Mãe para o seu enxoval.
Muitos anos mais tarde a minha Mãe fez questão em oferecer-me
esta e outras peças bordadas que para Ela tinham grande valor sentimental.

Ontem enquanto engomava esta toalha comecei a pensar: esta
toalha de facto tem sido muito estimada mas pouco usada. Que eu
me lembre só vi a minha Mãe usar esta toalha no baptizado do
meu irmão, por outro lado eu também não lhe tenho dado uso.
E no entanto acho-a muito bonita.
 Esta toalha tem estado guardada para não se estragar mas
de facto nunca ninguém lhe deu vida. Nunca assistiu a conversas
de família, a risos e desgostos, nunca teve copos de vinho/sumo/
agua entornados, nunca teve nada de nada. E fez-me lembrar
aquelas pessoas que para se protegerem preferem viver a vida
dentro de uma redoma  de vidro. A vida vai passando e acabam
por não viver nada de nada, porque se protegem de tudo.
E um dia acabam. Tal como a toalha.
Um dia alguém não lhe vai achar piada nenhuma e acaba-se
a toalha, que foi estimada, mas não viveu e vida da família.
Até ontem. Porque vai começar a ser usada.
 Quando me apetecer, sem me preocupar se é moda ou não.
 Se eu gosto então é a minha moda. E até gosto.

2 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Querida Montana, penso igualzinho, livre de modas, livre de leis. A casa é minha. Eu decido. Todos os dias, em cada decisão. A vida passa tão depressa que devemos libertar-nos. Desde que não prejudiquemos ninguém, vale tudo para ser feliz e estar bem. Viva atoalha usada, vivida.
Beijo

Liliane de Paula disse...

Estou tentando usar as coisas que tenho, porque como vc, deixo-as, guardadas. Mas, eh preciso usar.