sábado, 6 de janeiro de 2018

AVENTURAS E DESVENTURAS DE UMA APRENDIZ

Pois bem, em relação à aprendizagem para  trabalhar com a máquina de costura a coisa não tem sido fácil e vai muito devagar, devagarinho.
Para começar a amiga que me ia ajudar a perceber a mecânica da maquineta, não conseguiu vir no sábado passado cá a casa e entretanto foi de férias. Assim tinha duas hipóteses ou esperava pelo regresso dela ou tentava eu própria avançar. Decidi-me pele segunda hipótese. Li e reli as instruções e lá foi compreendendo o mecanismo da dita. Depois de muitas tentativas lá consegui pôr a máquina a trabalhar. Mas se a costura da parte cima estava toda direitinha a de baixo vinha com a linha toda torcida. Algo estava mal. Voltar a ler as instruções, a olhar bem para os desenhos e finalmente acertei.
A máquina já fazia uma costura toda direitinha. Entusiasmada lancei-me em altos voos. Ao minuto 2 tinha a máquina encravada. Linha (muita) na parte de baixo. Levei uma tarde inteira a tentar tirar as linhas. Com todo o cuidado utilizei, tesoura, pinça, uma agulha grossa e nada. Até dormi mal a sonhar com máquinas e linhas. Hoje valeu-me uma vizinha que tem uma máquina parecida e percebe da coisa. Abriu a máquina e lá conseguiu tirar as linhas enroladas. Agora já tenho de novo máquina operacional. Mas cheguei à conclusão que antes de me lançar em novas aventuras tenho de treinar muito bem esta primeira etapa.
E assim tem sido este princípio de aventura.
Acrescento que as instruções que acompanham a máquina são muito incompletas. Há etapas que quase temos que adivinhar (pelo menos para pessoas cujo conhecimento é 0).

4 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Revejo-me nessa desventura. Cheguei a pensar em desistir, em vender, doar, deitar ao lixo a malvada. Com muita paciência lá a fui domando. Mas os momentos de caos ainda ocorrem. É assim mesmo, querida. Doloroso como tudo o que se inicia. Beijinhos

Lete disse...

Montana, primeiro tens de aprender a coser a direito, certinho e sem pressas...
Bem, a máquina ajuda, eu tenho uma muito boa que nunca enrolou a linha, nem nunca encravou. Mas aprendi numa emprestada, daquelas muito baratas que se vendiam no Lidl. Notei uma grande diferença quando mudei para a minha, principalmente na precisão do ponto. Aos poucos, depois de muita linha gasta e de muito retalhinho mal cosido (e estragado) fiz uma bolsinha e umas pegas. Tortinhas, mas foi o começo. Nunca mais parei, tenho aprendido à custa de tutoriais na net, aprende-se tudo, mas temos de gastar algum/muito tempo. Também há vídeos que ensinam a limpar e a cuidar da nossa máquina, é uma questão de procurares no youtube.
Estou a torcer por ti, muito curiosa por saber da tua adaptação à nova menina da casa. Não desistas! :)
Beijinho grande, até breve!

Os olhares da Gracinha! disse...

Vai precisar de orientação!
Eu gosto de coser à máquina mas detesto enfiar a linha de modo que nas minhas costurices há sempre quem me ajude e facilita essas tarefas!
...
Aqui … um lugar especial em Coimbra:
https://crocheteandomomentos.blogspot.pt/2018/01/penedo-da-saudade.html

E no sábado houve peixe à mesa:
https://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2018/01/peixe-no-forno.html

Para si … uma semana bem a seu jeito!!!

Isa Sá disse...

Eu confesso que não tenho jeito nenhum para a costura.

Isabel Sá
Brilhos da Moda