domingo, 20 de julho de 2008

A TIA EMILIA Se um dia fizer uma pesquisa sobre a minha família, juro que a primeira pessoa a pesquisar será esta tia. Trabalho muito dificilpois apenas sei que se chamava Emília e também o sei o nome dosítio onde tinha casa. Quando á data em que viveu só fazendocálculos, mas nada certo. Como não pertence á família P. nãotenho muitos mais dados. Sei também que era tia da minha avóM. mãe da minha Mãe e que essa minha avó foi criada por essatia. Desconheço se era tia pelo lado materno ou paterno.Não sei se essa tia foi casada ou não, sei apenas que devia sermuito rica (para a época) e que deixou todos os seus bens áminha avó. Curiosamente as pessoas pensam que todas aquelasterras eram do meu avó MGP, mas não na realidade tudo eraproveniente dessa tal herança da tia Emília, a casa inclusive.Essa casa hoje já não existe, ficou para uma tia que depois vendeu.Em seu lugar hoje existe um condominio privado.Mas lembro-me muito bem da casa, como sou a neta mais velhapossivelmente sou a que melhor se lembra das coisas, lembro-medo quarto dos meus avós todo em madeira escura, com um móvelem mármore onde era colocado um jarro e uma bacia em loiça, lem-bro-me da sala de jantar/sala com uma mesa enorme cadeiras e sofá em palhinha, aparadores cheios de copos e loiças lindas.Penso que tudo isso devia pertencer a essa tia, pois quando osmeus avós se casaram ficaram a viver na casa da tia. O meu avóera de "boas familias" mas acho que não tinha dinheiro para comprartudo aquilo que bem me lembro era de muito bom gosto.Também me lembro da minha Mãe contar que quando os meusavós casaram essa tia deu um saco com dinheiro á minha avó, masque o meu avó ao tomar conhecimento disse que como eram casadosele é que passava a administrar os dinheiros. Acho que isso não gostoumuito á minha avó que anos mais tarde educou a filha para ser umamulher independente. Curiosamente a minha avó teve duas filhas e nenhuma se chamou Emília. Por outro lado a minha Mãe que gostavamuito dessa tia também não me chamou assim. Se estou a escrever isto, é porque sinto uma enorme curiosidade emsaber quem seria esta Senhora, e também donde é que viriam todosaqueles bens, bens esses que passaram para a familia P. através deum casamento, mas que pertenciam a um ramo de uma outra familiaque desconheço completamente.Devo dizer que ainda hoje a familia P. usufrui de coisas adquiridaspor venda da herança da tia Emilia. Se vier a restaurar a minha casa lá, será
com o dinheiro de uma venda de um terreno que também faz parte do lote de essa bendita herança.

Sem comentários: