domingo, 29 de junho de 2008

FÉRIAS

Hoje sentada á beirinha do mar percebi a minha grande
necessidade de umas férias de verão. Férias de verão
com muito sol, muita praia, muitos jantares fora, esque-
cendo por completo a rotina do dia a dia ou seja trabalho,
casa, limpezas, comida etc etc.
E pensamento atrás de pensamento fui ter ás minhas
últimas férias de verão que até hoje considero as melhores
da minha vida. Foram umas férias super simples e hoje
qualquer miúda que tivesse as mesmas férias chegaria ao
fim das mesmas a dizer que as férias tinham sido uma
grande "seca", mas nos finais dos anos 60 já se poderiam
considerar óptimas. De manhã praia, depois do almoço
uma horinha de sono, depois ir até á vila passear e comer
um gelado. Regresso a casa para jantar e depois vila de
novo.Não haviam bares nem discotecas mas faziam-se
bailaricos mesmo ao ar livre ao som do gira-discos ou
então com um bocado de sorte havia um "conjunto de
garagem" a tocar as músicas da moda. Nesse ano as
músicas de verão eram o"Yellow river" e o "Summer-
time", portanto estas músicas sem serem as que eu mais
gosto são as que melhores recordações me trazem.
Depois haviam as festas religiosas com animação no
exterior, uma banda a tocar e ao final da noite fogo de
artifício. Haviam barraquinhas onde se podia comprar
a carne para a espetada e que depois era assada por nós
próprios nas fogueiras feitas para esse fim. (Graças a
Deus a ASAE ainda não tinha nascido.) Estas festas co-
meçavam com o S.Pedro em Junho e depois prolonga-
vam-se pelos meses de Julho e Agosto. Eram as do Es-
pirito Santo, do Senhor, de Nossa Senhora da Graça, de
nossa Senhora da Piedade. Quando as festas não eram
na Vila eram no Campo, mas não se podia perder nenhu-
ma.
Depois comecei a trabalhar e deixei de ter férias no verão.
Continuo a fazer praia (numa outra) nos dias de descanso,
mas férias no verão nunca mais as tive.
Sinto necessidade de voltar ás minhas origens (não de
maneira definitiva) e voltar a ter casa lá começa a ser
uma prioridade. A ver vamos.

Sem comentários: