quinta-feira, 18 de junho de 2020

LIVROS

Hoje estive a arrumar livros.
Livros da minha filha quando era miúda e que eu sempre pensei que um dia também seriam lidos pelos filhos/as dela.
Acontece que as minhas netas que sempre conviveram com livros não gostam de ler. Apenas os livros que fazem parte do programa escolar são lidos e com grande dificuldade.
Depois dei comigo a pensar, será que eu e a minha filha gostaríamos tanto de ler se tivéssemos tido as facilidades que os miúdos têm hoje em termos de TV e Net? 
No que me diz respeito criada numa ilha pequena a telefonia só entrou em minha casa teria eu uns 5 ou 6 anos. Televisão só passados muitos mais anos. Portanto os livros era tudo o que havia para passar o tempo. Comecei a ler muito cedo. Com 13/14 anos lia os livros do Sandokan, da colecção azul, depois foram as fotonovelas e os livros de Corim Tellado. Lixo, dirão alguns, mas o vício da leitura ficou.  Mais tarde descobri o Eça. E o Júlio Dinis e outros. E nunca parei de ler.
A minha filha já foi doutro tempo, a televisão já existia (o primeiro e o 2 canal) a escolha não era muita, mas depois os livros sempre a acompanharam. Agora lê menos porque o tempo não dá para tudo mas continua a gostar de ler. 
Mas a pergunta fica no ar, principalmente no que me diz respeito. Será que se eu fosse uma menina deste século com tanta oferta visual, iria querer dar-me ao trabalho de ler? Sinceramente não sei responder.
Mas sei que com a minha idade um livro é uma boa companhia e a certeza de passar um tempo de qualidade.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Acho que não, Montana.
São oferecidos muitas opções diferente de livros físicos.
É mais fácil ver as imagens.
Só sei que amo ler.
Bjs,

Meadas Soltas disse...

Olá Montana, tenho dois filhos adolescentes, um devora livros, consegue ler o mesmo livro vezes sem conta, o outro não gosta. Não somos exigentes com a qualidade dos livros, só queríamos que ficasse o bichinho. o que gosta de ler tem vindo a ser cada vez mais selectivo na escolha dos livros. Acho que não tem a ver com as inúmeras ofertas que têm, tem a ver com o gosto de cada um ... acho eu :)
beijinhos