domingo, 23 de agosto de 2009

23 de AGOSTO DE 1900 e tais

O meu irmão faz hoje anos.
Lembro-me perfeitamente daquela manhã de
sábado (parece que foi ontem e já lá vão tantos
anos) em que me mandaram (quase que me
expulsaram) a todo o vapor da minha casa, ti-
nha que ir para a casa da avó e depois á casa
da madrinha e nem sei mais o quê, uma serie
de coisas arranjadas á pressa pois era preciso
manter-me fora de casa uma vez que a hora
do parto se aproximava. Sim , nesses anos e na-
quela terra os partos eram todos feitos em casa
com o auxilio da parteira (a comadre).
Pelas 14 h já estava farta de querer ir para casa
e como "a hora" já tinha acabado lá me deixaram
ir. Lembro-me de entrar que nem maluca pela
casa dentro, de começar a chorar e a gritar pela
minha Mãe, lembro-me de entrar pelo quarto de
dormir dos meus pais (já todo compostinho), lem-
bro-me da minha avó materna sentada numa ca-
deira ao lado da cama onde estava a minha Mãe,
lembro-me de me atirar para cima da cama a
abraçar a minha Mãe (acho que pensava que Ela
estava muito doente), lembro-me de Ela me
abraçar e dizer que estava tudo bem e de dizer
que o meu irmãozinho tinha vindo e lembro-me
de um bebé gordinho, gordinho...
Hoje já falei com ele, já lhe dei os parabéns e
falei-lhe daquele sábado 23 de agosto de
1900 e tais.
Mais uma vez parabéns mano pequeno.

1 comentário:

Pascoalita disse...

Parabéns ao manito VIRGEM :)*

Essa descrição trouxe-me à memória uma cena praticamente igual,

Já não lembro o ano, a minha idade nem tão pouco qual dos meus irmãos nasceu nessa noite (creio que foi o mais novo, pois não recordo mais cenas)

Estava escuro e o meu pai, algo nervoso emisterioso, determinou que nessa noite iríamos todos dormir à à quinta que ficava a cerca de 800m e cujo caminho era de pedregulhos.
Eu, e mais 3 irmãos, 2 deles mais velhos, de candeia na mão, aos tropeções, lá nos aconchegamos na palha, mas em vez de dormirmos, discutiamos tentando desvendar o mistério.
Não sei como, mas todos sabíamos que mais um irmãozinho vinha a caminho.

Muitas felicidades para vós e ele que se conforme com o facto de ter de permanecer virgem eheheh

jinho