sábado, 17 de novembro de 2018

BOLOS/BOLINHOS E OUTRAS COISINHAS MAIS

A minha querida Nina deixou uma receita de um bolo no seu blog (o meu pensamento viaja) e eu quis  experimentar. Estes bolinhos não seguem a receita mas apenas a substituição da manteiga por iogurte natural. E resulta mesmo. Talvez a massa fique ligeiramente mais seca mas parece-me que só quem sabe da substituição dá por isso. Pela parte que me toca fica aprovado. Sem dúvida muito mais saudável e saboroso na mesma. Nestes bolinhos também cortei no açúcar (corto sempre) mas desta vez foi em maior quantidade.  Não ficou mau. Se fosse para partilhar com amigos num lanche ou se as netas estivessem cá possivelmente não teria cortado tanto, neste caso como será apenas para mim e o marido ficou bem assim. 
E com tudo isto veio-me à memória um bolo que a minha Mãe fazia. Bolo de natas em que também em vez da manteiga eram usadas natas. Mas estas muito especiais. Quem é mais velho lembra-se de certeza da distribuição do leite casa a casa. Esse leite assim que entrava à porta de casa era logo fervido (a minha Mãe deixava levantar fervura três vezes). Depois deixava-se arrefecer e à superfície formavam-se natas muito espessas e cremosas. Essas natas eram retiradas e guardadas. Quando já havia uma quantidade suficiente fazia-se então o bolo. Um bolo simples aromatizado com umas raspinhas de laranja ou limão e um pouco de vinho Madeira. Só me lembro que era um bolo muito saboroso. Na Madeira aromatizamos os bolos com um pouco de vinho (a minha Mãe dizia que era para retirar o sabor dos ovos).
Cá em casa não uso vinho porque muito raramente tenho vinho Madeira.
Ah e dessas natas retiradas do leite também se fazia manteiga. Batiam-se as natas muito bem, depois íamos passando por água (muitas águas) e finalmente juntávamos um pouco de sal fino. Lembro-me que ficava uma manteiga leve e saborosa.

4 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Que bom que funcionou, amiga! É exatamente como dizes - só nós é que notamos que a textura fica ligeiramente mais seca.
Também me lembro das natas no leite e na embirração que me causavam. Não sei se a minha mãe as aproveitava.
Bom fim de semana.
Beijinhos

Lete disse...

Lindos e muito saborosos os teus docinhos. :) Também costumo cortar nos doces, mas de vez em quando lá caio em tentação.
Nunca comi natas frescas, é melhor não experimentar... já me basta a manteiga.
Beijinhos, Montana e já agora, faz como diz a Ninita, come sem culpas!

Liliane de Paula disse...

Se eu estivesse em Quarteira, ia comer uns 2 bolinhos desse.
Não tenho paladar para doces.

Isa Sá disse...

Esses têm bom aspeto!