segunda-feira, 31 de agosto de 2015

PERGUNTINHA

(Só respondem se quiserem)

Costumam fazer a vossa contabilidade doméstica?
E se sim, fazem-na da maneira tradicional ou utilizam uma folha de cálculo excel?
É que eu começo com uma folha excel no princípio do ano, mas depois acabo por desistir e organizar a minha contabilidade na minha agenda de todos os dias. Não é mais prático, nem sequer mais fácil mas gosto mais. Manias.....

AINDA O LIVRO

Só esta manhã é que terminei a leitura. Não porque não gostasse, gostei muito, mas por falta de tempo. Gosto de ler sossegada e com as netas por perto não era possível. Em casa porque havia sempre uma ,senão as duas, que queriam a minha atenção, na praia porque com crianças toda a atenção é pouca. Mas já estou cheia de saudades das minhas "pestinhas".

"O Tempo entre Costuras" é a história  de Sira Quiroga, uma jovem modista empurrada pelo destino para um arriscado compromisso. Sem aviso, os pespontos e alinhavos do seu ofício convertem-se na fachada para missões obscuras que a enleiam num mundo de glamour e paixões, riqueza e muséria, mas também de vitórias e derrotas, de conspirações históricas e políticas, de espias.

Um romance de ritmo imparável, costurado de encontros e desencontros, que nos transporta, em descrições fiéis, pelos cenários de uma Madrid pró-Alemanha, dos enclaves de Tânger e Tetuán e de uma Lisboa cosmopolita repleta de oportunidades e refugiados sem rumo.

domingo, 30 de agosto de 2015

E depois  de um mês de netas (tirando os cinco dias que passaram em casa dos outros avós)
hoje lá foram  com os pais para a sua vida normal, Para trás fica uma casa em silêncio e uma avó cheia de saudades. (Até das birras e das zangas sinto-lhes a falta.
Mas foi muito bom proporcionar às miúdas estás férias. Sem horários com muita praia alguns gelados e bolas de berlim. Uma vez por outra levá-las a jantar fora (adoram) e ir comer um crepe ou um gelado até à marina.. Felizmente correu tudo bem. A mais pequenina nesta última semana já estava  cheia de saudades, a mais velha queria ficar mais uma semana. E com estas duas miúdas cá em casa nunca o mês de Agosto passou tão depressa. Pena a água do mar ter arrefecido bastante nestas duas últimas semanas.
As minhas ajudantes de cozinha.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

AGOSTO

A aproveitar estes últimos dias de Agosto e a companhia das netas.

sábado, 22 de agosto de 2015

POR CÁ

Tempo frescote e água do mar geladinha.
Noites frias e com nevoeiro. Nem parece Agosto e Algarve.
A ver se melhora, que isto assim não tem piada.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

FEIRA MEDIEVAL DE SILVES




Há dias visitamos  a Feira Medieval de Silves que se realizou entre 7 e 16 de Agosto.
Embora esta feira já se realize há 9 anos só este ano tive oportunidade de a visitar.
Nesta feira podemos assistir à recriação histórica do período medieval da antiga capital do Algarve, durante a ocupação árabe mostrando os usos e costumes. Realiza-se no Centro Histórico e no Castelo  mas nós ficámos apenas pelo Centro Histórico da cidade. Chegamos cedo e conseguimos visitar a feira sem grande confusão. Valeu a pena.
Independentemente de haver ou não feira, Silves é uma cidade algarvia antiga mas muito bem conservada. Se passarem por essa zona e tiverem tempo façam uma visita. Vão gostar.

Não consegui tirar fotos que realmente fizessem justiça ao ambiente lá vivido.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

AINDA A MÁQUINA DE LAVAR ROUPA

Depois de cinco dias sem nenhuma resposta concreta, e com roupa e mais roupa para lavar, resolvi que não ia esperar mais uma semana por uma resposta que não chegava. Fui a outra loja local (Não a habitual) e lá comprei uma máquina. No entanto na loja garantiram-me que valia a pena o arranjo porque era uma máquina relativamente nova, de 8Kg e de uma boa marca. Só não me garantiram foi quando a tinham pronta, porque podiam não ter o material necessário, porque é Agosto e muitas fábricas estão fechadas. De todos os modos a máquina foi para o armazém e estou à espera do orçamento. Se não for demasiado alto avanço com o arranjo. Mas já não dava para aguentar mais. A minha filha vinda de férias da casa dos sogros trazia imensa roupa para ser lavada, mais a que se ia sujando no dia a dia, uma loucura. Sábado e domingo foram dias de tratar das roupas (engomar também) mas confesso que foi um alívio ver a coisa a ir normalizando. Se não fossem as férias, sendo só eu e o marido, talvez conseguisse orientar-me sem precisar de fazer a compra, mas com cinco pessoas em casa, garanto que não conseguia dar conta do recado. Quando vi a roupa tratada e organizada ainda me pareceu mentira. Agora é só a do dia a dia mas é bem mais fácil.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

POR CÁ

Família toda reunida. Filha, netas, genro e até o marido que já regressou a casa. Veio ligeiramente melhor, mas continua a ter dificuldades principalmente em subir escadas, Uma casa cheia. Alguma confusão, mas é bom estarmos todos juntos. Possivelmente andarei mais ausente, mas vou visitando os vossos cantinhos. Um bom fim de semana e para quem está de férias aproveitem o melhor possível.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

AVARIAS

Nunca é a altura certa para a máquina de lavar roupa avariar. Mas com a chegada das "princesas" prevista para amanhã então nem quero pensar. Estou desde ontem à espera que venham cá a casa. Duas tardes perdidas e com uma série de coisas que preciso de fazer lá fora. E eu que nunca compro electrodomésticos em grandes superfícies (apesar de serem bem mais baratos) com o pensamento que se tiver algum problema tenho assistência, estou a ver que a treta é quase a mesma. E não me apetece comprar uma máquina nova. Esta vai fazer 5 anos em Setembro e não foi nada barata. Tenho de esperar, e lá dizem "quem espera, desespera".

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

NETAS

Os dias com as netas cá em casa correram bem. Como era a primeira vez que elas iam ficar sem os pais confesso que estava um pouco receosa, mas felizmente não houve choros. Claro que houve saudades, mas falavam ao telefone e voltava a ficar tudo bem. Adorei tê-las  cá em casa. Fizemos muita praia e passeios pelo parque. Agora estão com os pais na casa dos outros avós, mas ainda voltam esta semana. Em princípio voltam a ficar comigo na ultima semana de  Agosto.  
E tenho de contar esta: a mais nova fala alto, muito alto mesmo. Temos sempre de estar a chamar a atenção para falar mais baixinho. Resposta de uma das vezes a esse pedido " Eu não tenho culpa, a minha voz cresce comigo" E tem sempre respostas para tudo.